Salesópolis ganha novo reservatório e passa a armazenar 1 milhão de litros de água
17/12/2025
(Foto: Reprodução) Salesópolis ganha novo reservatório de água
Após 30 anos, Salesópolis ganhou um novo reservatório de água nesta quarta-feira (17). Com a obra, a cidade dobrou a quantidade de armazenamento de água. Agora o município pode armazenar até 1 milhão de litros.
Esse é o segundo reservatório da cidade, o primeiro tem capacidade para 500 litros. Eles são estruturas que funcionam como caixas d’água regionais e servem para estocar água para os horários de pico de consumo, principalmente nos dias mais quentes. Nos dias de alta demanda, eles conseguem atender à população.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Rezende, o novo reservatório traz benefícios aos moradores do local.
“A gente conseguiu concluir quatro meses antes do prazo contratual. Foram R$ 2,5 milhões de investimentos pela Sabesp, que vai duplicar o armazenamento de água aqui pra Salesópolis. São 500 mil litros de água a mais que a gente coloca no sistema, que dá mais segurança hídrica para as pessoas”.
Segundo o prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, no período de chuvas, a água ficava turva na cidade. “O sistema aqui não dava conta do tratamento, uma cidade produtora de água, faltava água para a população. E agora, com fé em Deus, isso não vai mais acontecer com a população”.
Após o cerimonial de inauguração, a válvula do novo reservatório foi aberta. A ação contou com representantes do poder administrativo estadual e municipal, assim como da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Com a inauguração da nova estrutura, a Sabesp pretende reformar o antigo reservatório. No entanto, o diretor operacional da companhia, Claudio Hermolin, explicou que isso deve ocorrer no final da alta temporada.
“Obviamente, antes não era possível, senão, a gente ia acabar com o abastecimento, mas isso parte dos investimentos previstos da Sabesp. A gente tem investimentos, inclusive, para universalizar Salesópolis até 2029. Não mais só a área urbana, mas a área rural também. Então, toda a população de Salesópolis, urbana e rural, será atendida com água, captação de esgoto e tratamento de esgoto, até 2029”.
Sistema Alto Tietê
O nível do sistema produtor do Alto Tietê fechou novembro deste ano com menos de 20% da capacidade.
Durante a inauguração da estrutura em Salesópolis, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália, afirmou que o momento hídrico atual se parece com o de 2021.
“A gente fez uma metodologia para a gente prevenir, pra gente planejar. O que, que a gente sempre aproveita a oportunidade?! Olha, está chovendo, mas a gente precisa de consumo racional. Então, fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos mais curtos, isso é importante, porque ajuda muito, mesmo a gente olhando que está chovendo”.
Leia mais
Adolescentes são apreendidos e homem é preso por furto de itens avaliados em R$ 50 mil em Suzano
VÍDEO: filho tenta proteger pai durante ataque armado em Itaquaquecetuba
Represa de Paraitinga, em Salesópolis está abaixo do nível em 31 de dezembro de 2021
Aniele Santos/TV Diário
Veja tudo sobre o Alto Tietê